Junta Militar: prazo para alistamento termina hoje

Termina nesta sexta-feira, dia 30, o prazo para os nascidos em 1.999, do sexo masculino, fazerem o alistamento. De acordo com informações da Junta do Serviço Militar, a procura tem sido baixa e até o momento, pouco mais de 100 jovens fizeram o documento.

A servidora Camila Rafaela,responsável pelo setor, diz que mesmo com toda comodidade, muitos jovens não se alistam, esquecendo que o cidadão que não fizer o documento, fica impedido de tirar passaporte, se matricular em qualquer instituição de ensino, inclusive universidades, ficando também impedido de ingressar no serviço público. Isso sem falar, que muitas empresas exigem a reservista para a contratação, disse.

A preocupação com relação à baixa procura pelo alistamento, segundo Camila, é devido aos números registrados até agora. Ela cita que no ano passado, neste mesmo período, 211 jovens haviam feito o alistamento. Os números falam por si. Numa comparação com 2016, a gente está bem abaixo este ano, frisou ela.

COMO SE ALISTAR – Para se alistar, o jovem deve ir até a Junta de Serviço Militar e apresentar os documentos pessoais: RG e CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovante de residência e duas fotos 3×4.

Este ano, o Exército Brasileiro também disponibiliza o Alistamento Online, pelo endereço www.alistamento.eb.mil.br. O jovem deverá acompanhar a situação de alistamento entre os dias 3 e 14 de julho para saber se foi dispensado ou se irá realizar a inspeção de saúde para cumprir o Serviço Militar Inicial.

VOLUNTÁRIOS – O Comando da 5ª Região Militar (5ª RM), que abrange Paraná e Santa Catarina, abriu processo seletivo para candidatos voluntários nas áreas de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária. As inscrições podem ser feitas até dia 31 de julho, em 12 locais discriminados no aviso de seleção. No Paraná, a inspeção e a entrevista inicial, de caráter obrigatório e presencial, serão realizadas nos mesmos locais em Ponta Grossa, Cascavel, Maringá, Londrina e Curitiba. Os profissionais irão atuar nos dois estados da região sul, em hospitais e organizações militares. Outras informações no site www.5rm.eb.mil.br ou pelo telefone (41) 3316-4800 ramal 4122. (Com informações da Assessoria de Comunicação da 5ª RM)