Jogos do Brasil alteram horários de expediente

Com o início da Copa do Mundo, os governos estadual e municipal definiram como será o expediente em dias de jogos da Seleção Brasileira. A estreia dos brasileiros na competição acontece neste domingo, dia 17, às 15 horas. Já as próximas partidas da primeira fase estão marcadas para os dias 22, às 9 horas e 27, às 15 horas.

Em Goioerê, as instituições bancárias deverão seguir a recomendação do Banco Central, que orientas as agências nos seguintes horários: nos jogos do Brasil, marcados para as 9 horas, os bancos vão abrir das 13 às 17 horas. Já durante os jogos das 15 horas, as agências vão funcionar das 9 às 13 horas. 

Para a segunda fase da competição, também estão previstas partidas para as 11 horas. Neste caso, as agências vão abrir das 8h30 às 10h30 e das 14 às 16 horas.

Comércio 

Em relação ao comércio, a ACIG – Associação Comercial e Empresarial de Goioerê, não divulgou como será o funcionamento nos dias de jogos da seleção brasileira. Mas a princípio, dar uma pausa ou não, fica por conta de cada empresa.

É importante destacar a nota emitida pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), informando que os comerciantes não são obrigados a concederem folgas para que os colaboradores assistam aos jogos e caso os empregadores decidam adotar horários diferenciados dee trabalho, isso pode ser acordado diretamente com os funcionários.

Escolas

De acordo com o chefe do Núcleo Regional de Educação de Goioerê, Ademir Santana, nas escolas e colégios estaduais, a dispensa dos alunos é facultativa, com cada estabelecimento definindo pela liberação nos turnos dos jogos ou pela organização de sessões para assistir às partidas nas escolas.

Mas segundo ele, ficou acertado com os diretores, que não haverá dispensa, com os alunos podendo assistir aos jogos na própria escola. Os professores vão aproveitar a copa e trabalhar o tema entre os alunos, disse ele.

No caso de alguma escola dispensar os estudantes, a mesma deve repor as horas, para não haver prejuízo pedagógico aos alunos.

Rede Municipal – Já a rede municipal, a professora Elite Raquel de Souza, da Coordenação Pedagógica, disse que ficou definido que os alunos não serão dispensados. Nós vamos fazer uma espécie de atividade extraclasse, com os alunos podendo assistir aos jogos na própria escola, disse.

Governo do Estado

O Governo do Paraná emitiu resolução sobre o expediente nos órgãos e entidades da administração pública estadual em dias de jogos da seleção. De acordo com a resolução, quando as partidas ocorrerem pela manhã, o expediente começará às 14h00 e quando se realizarem à tarde, o expediente será encerrado às 13h00. As horas não trabalhadas precisarão ser compensadas até o dia 31 de outubro

Prefeitura

Nos órgãos da administração pública de Goioerê, o horário de expediente ainda não foi definido, mas deverá seguir o mesmo critério do governo estadual.