Janiópolis: reunião discutiu ações de combate à dengue

A prefeitura de Janiópolis, através de iniciativa do gabinete municipal, realizou nesta semana, uma importante reunião para discutir ações de combate à dengue na cidade. O município é um dos poucos da Comcam sem risco da doença, mas de acordo com o prefeito Ismael Dezanoski, a vigilância, cuidados e ações de prevenções devem ser constantes.

Nós estamos falando de uma doença, por isso temos que nos unir e implementarmos ações de vigilância, disse o prefeito, destacando que o problema não é do vizinho do lado, ou da frente ou do dono do terreno baldio. O problema é de todos nós, acrescentou.

Hoje, segundo números da Secretaria de Saúde de Janiópolis, três agentes de endemias e um coordenador, realizam, em média, 1.700 visitas por mês. Os agentes vão de casa em casa, bem como em domicílios comerciais, sempre fiscalizando e orientando sobre os cuidados básicos de combate ao mosquito que transmite a doença, diz o secretário Toninho Rocha.

Conforme o secretário, apesar de Janiópolis não figurar na lista dos municípios com epidemia da dengue, a cidade tem registrado dois casos importados. Mesmo não correndo riscos, é preciso estarmos atentos, comentou, citando que é preciso eliminar todos os criadouros do mosquito, seja no quintal de casa, no terreno vazio, na escola, no comércio ou repartição pública.

AÇÕES PELO ESTADO– Assim como em Janiópolis, o governo estadual também está preocupado com a questão da dengue. Por conta disso, estão acontecendo atividades de orientação e combate à dengue, em todo o estado. São ações de orientações junto ao comércio e escolas, buscando alertar a população sobre os riscos da doença, dizem técnico da Secretaria Estadual de Saúde.

GRANDE ACRÉSCIMO – O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressalta que o Paraná teve um recuo epidemiológico em dois ou três anos. Um estudo sobre a dengue nos últimos dez anos no Estado, mostrou momentos de maior e menor incidência.

Em 2018 para 2019 já começou a subir e agora, de 2019 para 2020, haverá um grande acréscimo. De agosto a setembro de 2018, foram 108 casos no Paraná. No mesmo período deste ano, já chegam a 1,8 mil casos, destaca Beto Preto.

É preciso levar esse assunto para dentro dos clubes de mães, das organizações da sociedade civil, escolas, nas igrejas. A dengue no Paraná pode ter uma curva mais alta neste ano, por isso é preciso a colaboração de todos, finalizou o secretário.