• quarta, 17 de outubro de 2018
  • Versão Impressa
  • Fale Conosco
  • 22º C

    Goioerê, 17 de outubro de 2018

    Hoje

    22º C Nublado

    27º C 21º C

    Esta semana

    27º C 21º C
    27º C 20º C
    27º C 17º C
    27º C 15º C
Cidades

Janiópolis reúne produtores em dia de campo sobre a cultura da mandioca

A mandioca é hoje uma importante alternativa de diversificação agrícola no município de Janiópolis, principalmente nas áreas mais arenosa. A presença da indústria de polvilho no município favorece muito ao produtor, pois tem venda garantida e com um valor de frete reduzido. Para tanto, a unidade local da Emater tem neste projeto prioritário um grupo de 25 unidades de produção familiar assistidos sistematicamente.

Na manhã de sexta feita (6), foi realizado na propriedade de José Domingos Poeira, um dia de campo com os mandiocultores de Janiópolis para debater assuntos sobre a cadeia produtiva da mandioca. O objetivo principal da reunião foi mostrar aos participantes o resultado da produção de amido de diferentes variedades voltadas para a indústria.

O extensionista local, José Cláudio do Prado, mostrou como é importante manter a lavoura livre de invasoras no início do seu ciclo e a importância de um bom manejo de adubação. De acordo com ele, esses são fatores essenciais para o bom desenvolvimento das raízes. O extensionista, mostrou também o resultado de um experimento realizado no local da reunião, em parceria com o IAPAR e a empresa Polvilhos Poeira.

As raízes do cultivar IPR União foram as que tiveram melhores produções de amido, em um grupo de nove cultivares avaliadas, todas com dez meses de plantio.

Por fim, os agricultores receberam informações sobre o plano safra atual, através do extensionista local Everton Souza, que informou a todos os presentes sobre as alterações válidas para esse ano, como a redução da taxa de juros em algumas modalidades de custeio e investimento, e o aumento do limite de renda bruta para o produtor se enquadrar no Pronaf, que agora é R$ 415.000,00.