Janiópolis quer vacinar 2,1 mil pessoas contra a gripe

Teve início na segunda-feira e segue até o dia 26 de maio, nas Unidades Básicas de Saúde de Janiópolis, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A meta é vacinar 2.119 pessoas, entretanto a Secretaria de Saúde do município, recebeu apenas 600 doses, o que representa 30% do total. Nestes dois primeiros dias, a movimentação foi grande nos postos de saúde da sede e dos distritos de Arapuan, Bredápolis e Bragápolis.

Integram o público-alvo da campanha, pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A secretária de Saúde, Vanessa Marcelino explica que o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde encaminharão mais cinco remessas de doses da vacina. Assim que chegarem mais vacinas faremos a divulgação, pois essas primeiras doses já estão terminando, informou Vanessa.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.