Janiópolis é premiado por boas práticas na agricultura familiar

O pão caseiro, a farofa nutritiva, a carne suína, o escondidinho de batata doce, a rapadura, a pamonha, o bolo de beterraba e o sonho de massa de mandioca são alimentos da agricultura familiar que fazem parte do cardápio da merenda escolar, nas escolas de Janiópolis.

Essas experiências foram relatadas pela nutricionista Cássia Gasque, da Secretaria de Educação do município, que no início do mês, recebeu em Brasília, premiação durante o I Congresso Internacional de Alimentação Escolar Construindo Caminhos para a Educação Alimentar e Nutricional.

Ao todo, 500 participantes estiveram no evento em Brasília, representando 25 país das américas. Janiópolis foi premiada como sendo uma das 25 melhores experiências do País.

De acordo com a nutricionista Cássia Gasque, que foi em Brasília receber a premiação, o concurso foi promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os relatos farão parte de um caderno especial que será lançado pelo FNDE, com o objetivo de valorizar as práticas exitosas e disseminá-las por todo o Brasil.

Um dos requisitos para participar do concurso é a aquisição de 30% do valor repassado pelo FNDE na compra direta de produtos da agricultura familiar. Em Janiópolis, neste ano de 2017 foram investidos R$ 26 mil na compra direta. A nutricionista Cássia Gasque comemora a conquista do prêmio. É com muito orgulho que recebemos essa premiação, em reconhecimento pelas boas práticas de Agricultura Familiar na Alimentação Escolar, disse.

O prefeito Ismael Dezanoski recebeu a nutricionista no seu gabinete na semana passada e elogiou a iniciativa. É bom saber que nossas experiências de valorização da agricultura familiar são reconhecidas e garantem a qualidade da merenda servida aos nossos alunos, destacou o prefeito.A nutricionista está agradecendo ao técnico Odair Barbosa, pelo trabalho em conjunto.