‘Janeiro Roxo’ alerta para o combate à Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde de Goioerê, lançou nessa semana, a campanha ‘Janeiro Roxo’, cujas ações têm como objetivo, uma ampla mobilização de saúde preventiva e luta contra a Hanseníase.

A campanha foi lançada na Unidade de Saúde do bairro Santa Casa e diversas ações serão desenvolvidas com o objetivo de promover a divulgação e alertas à sociedade sobre os sinais e sintomas da doença, bem como incentivar a procura pelos serviços públicos de saúde.

De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, as ações vão contemplar toda a cidade, sendo que na Vila Candeias as atividades estão programadas para o dia 20. Já no Jardim Universitário as ações serão no dia 25 e no dia 27 no Jardim Tropical. As ações serão encerradas no dia 30 de janeiro em Jaracatiá.

É importante que as pessoas saibam que a hanseníase tem cura, que o tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades básicas de saúde do nosso município, destaca o secretário Antonio Carlos Sestak.

A doença – A hanseníase é doença infecciosa, crônica, causada por uma bactéria que afeta a pele e os nervos periféricos, em especial os dos olhos, braços e pernas. A hanseníase tem cura e se tratada precocemente e de forma adequada, pode evitar as incapacidades e as sequelas.

Prevenção – A melhor forma de prevenir a doença é mantendo o sistema imunológico eficiente. Ter boa alimentação, praticar atividade física, manter condições aceitáveis de higiene também ajudam a manter a doença longe, pois, caso haja contato com a bactéria, logo o organismo irá combatê-la.

Outra dica importante é convencer os familiares e pessoas próximas a um doente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família. Dessa forma, a doença não será transmitida nem pela família nem pelos parentes próximos e amigos.