Integrada: pós-colheita será discutida em simpósio que acontece em outubro

Garantir a manutenção da qualidade dos grãos que chegam das lavouras sempre foi um desafio. Na Integrada, o assunto é de suma importância, pois a cooperativa sempre busca investir em tecnologia e conhecimento para manter a qualidade dos grãos. Com o objetivo de discutir melhorias no segmento, a Associação Brasileira de Pós-colheita (Abrapós), em parceria com a Integrada, realiza em Londrina entre os dias 16 e 18 de outubro a VII Conferência Brasileira de Pós-colheita e o X Simpósio Paranaense de Pós-colheita de Grãos.

O tema central da VII CBP2018 é: O Valor da Pós-colheita de Grãos no Brasil. Serão discutidos assuntos técnicos divididos em painéis e conferências. Nos painéis serão abordados os temas: automação de unidades armazenadoras, manejo do expurgo de grãos no armazenamento, processos de operação na Unidade Armazenadora de grãos, qualidade dos grãos e suas implicações no armazenamento e industrialização e técnicas de secagem e aeração dos grãos com qualidade. As conferências abordarão assuntos como: cooperativismo, atmosfera modificada e ozônio na conservação de grãos, armazenagem emergencial, resíduos químicos e micotoxinas e viabilização da unidade armazenadora de grãos.

O evento reunirá dezenas de especialistas em pós-colheita de todo o Brasil. A primeira palestra do evento será no dia 16 de outubro com o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que falará sobre o cooperativismo, o agronegócio e o pós-colheita. A palestra será moderada pelo superintendente da área comercial da Integrada, João Bosco de Azevedo.

No segundo dia de evento, o engenheiro de eletromecânica da Integrada, Adair Luiz Suizbacher e Pedro Dias da Cia Ambiental, ministrarão uma palestra sobre requisitos legais para as licenças ambientais da unidade armazenadora de grãos. Outra contribuição da cooperativa será a palestra do gerente da Unidade Industrial de Milho (UIM), Igor B. Bourscheidt, que falará sobre requisitos para qualidade de grão para a indústria.

A Abrapós – A Abrapós não tem fins lucrativos. Uma das funções da associação é promover eventos, simpósios e a conferência a cada quatro anos. A cada dois anos é realizado um simpósio no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. Por meio dos eventos, é verificado as demandas locais com relação a pós-colheita de grãos e se busca especialistas que entendem daquele assunto que a região está precisando. Montamos os simpósios em função disso. A conferência já é um pouco maior, são três dias completos, juntamos pessoas do Brasil inteiro que opinam quais seriam os temas significativos que poderiam agregar no pós-colheita de grãos como forma de levar tecnologia para unidades armazenadoras, afirma o presidente da Abrapós, Marcelo Álvares de Oliveira.