Indice de infestação cai para 0,2%, mas saúde segue em alerta contra a dengue

O índice de infestação do mosquito da dengue em Goioerê, está 0,2%, segundo dados da Secretaria de Saúde, divulgados no dia de ontem. Os números são do último Lira – Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti. O índice é bem menor que o do primeiro levantamento, que chegou a 4%.

O Ministério da Saúde classifica três categorias: até 1% o nível é satisfatório, de 1% a 3,9% a situação é de alerta, superior a 4% há risco de surto de dengue.

Mesmo com o índice baixo, a Secretaria de Saúde de Goioerê segue em alerta contra a doença na cidade, inclusive pedindo à população atenção e cuidado, para que não haja infestação do mosquito transmissor da doença e também da chikungunya e zika.

A secretária Rosemeire Cavalcante, conta com a colaboração de todos. Os cuidados devem continuar, não podemos nos distrair, pois dengue é coisa séria. Que os moradores continuem colaborando e eliminando criadouros do mosquito, reforça a secretária.

Ações – Para fazer frente à demanda, agente de endemias vem realizando diariamente, a fiscalização de quintais, domicílios comerciais e terrenos baldios.

A secretária Rosimeire cita que as ações são voltadas para todos os bairro da cidade, bem como nas escolas, onde são repassadas orientações aos pais e alunos.

Também temos ações integradas com a Secretaria de Viação e Obras, que faz a retirada de entulho de terrenos baldios e promove a limpeza das nossas bocas de lobo, disse.

Estamos em baixo risco, mas precisamos trabalhar para continuar combatendo o mosquito. Vimos que o lixo em casa ainda é o principal vilão. Se não cuidarmos, o índice pode aumentar, pontuou a secretária.