Local

IFPR de Goioerê: termina hoje prazo para inscrições ao Processo Seletivo

Termina nesta quarta-feira, dia 14, o prazo para inscrições ao Processo Seletivo 2020 do IFPR – Instituto Federal do Paraná, visando selecionar candidatos aos cursos oferecidos pela instituição.

Em Goioerê, segundo informações do campus local, são ofertadas 80 vagas para os cursos técnicos integrados de nível médio: sendo 40 para o curso de informática e 40 para o curso de produção de moda.

O teste seletivo será aplicado no dia 20 de outubro e o candidato somente poderá realizar a prova na cidade que oferta o curso para o qual efetuou sua inscrição.


INSCRIÇÕES - As inscrições devem ser feitas até esta quarta-feira, ao custo de R$ 50,00. Para realiza-la, o candidato deve acessar o site da banca organizadora. É imprescindível que o candidato tenha CPF próprio para realizar a inscrição. Os candidatos que não têm acesso à internet poderão realizar a inscrição nos campi do IFPR. As unidades estarão disponíveis para este atendimento durante todo o período de inscrições, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

INCLUSÃO SOCIAL - Assim como em anos anteriores, o Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas a inclusão social. 60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.497,00) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos.
No Anexo II dos editais 17/2019 e 18/2019 é possível conferir um quadro explicativo sobre o sistema de cotas adotado pelo IFPR. Além das vagas acima descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência; Os 20% restantes do total de vagas são destinadas à ampla concorrência.