IFPR: alunos do curso Segurança do Trabalho realizaram projeto na ATA

No ultimo sábado, dia 26, alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho, do IFPR Goioerê, estiveram na Associação de Tratamento Ambiental de Goioerê -ATA, para o desenvolvimento de um ciclo de palestras e orientações, voltados às necessidades dos coletores de materiais recicláveis no ambiente de trabalho. A atividade envolveu orientações de ergonomia, uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), segurança e saúde, riscos ambientais, ginástica laboral, dentre outros.

O Projeto – O projeto originou-se da necessidade da ATA, em relação à atualização de seus Mapas de Risco e seu PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Desta forma, as tutoras do curso, juntamente com a coordenação e alunos, através da disciplina de seminários locais, fizeram a proposta de desenvolvimento deste evento, voltado a orientação dos coletores de materiais recicláveis do município de Goioerê, além do desenvolvimento de um Mapa de Risco e atualização do PPRA da entidade.

Este trabalho foi de suma importância para o aprendizado dos alunos, tendo em vista que através dele, tiveram a oportunidade de vivenciar e aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. Segundo a coordenadora de curso, Suelen de Gaspi, a proposta desenvolvida foi de suma importância para o conhecimento dos estudantes, que além de colocarem em prática os conteúdos estudados, possibilitou uma contribuição a sociedade de Goioerê, em especial a ATA.

Os apoios – Para realização deste projeto, os alunos contaram com a apoio das tutoras do curso, Miriam Torres e Inez Marmol, e com o apoio da coordenação de NUTEAD do Campus, e coordenação regional curso, através do professor Gabriel Quinato, e da servidora Suelen de Gaspi. Além disso, para realização deste evento, os alunos destacam a grande contribuição dos responsáveis pela ATA, Dino e Andréia, além de toda a ajuda e disponibilidade do Técnico em Segurança do Trabalho da Usina de Álcool e Açúcar Goioerê, o Sr. Adenilson Rocha. Destacam ainda os agradecimentos, a diversas empresas da cidade, que contribuíram para um café de encerramento ao final do evento.

A Direção Geral do Campus, através do professor Carlos Henrique Furtado, desde já, agradece a colaboração e contribuição de todos os envolvidos e destaca: Eventos como este, vão ao encontro da visão do IFPR, de ser referência em educação profissional, tecnológica e científica, reconhecida pelo compromisso com a transformação social. Com certeza, este evento possibilitou isso.