Hoje tem atividades do ‘Janeiro Roxo’no Jardim Universitário

A Secretaria Municipal de Saúde de Goioerê, realiza nesta sexta-feira, uma série de atividades na Unidade de Saúde do Jardim Universitário, dentro das ações da campanha ‘Janeiro Roxo’, que tem como objetivo, uma ampla mobilização de saúde preventiva e luta contra a Hanseníase.

A campanha foi lançada no início do mês e até o final de janeiro, diversas ações serão desenvolvidas com o objetivo de promover a divulgação e alertas à sociedade sobre os sinais e sintomas da doença, bem como incentivar a procura pelos serviços públicos de saúde.

De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, as ações já foram realizadas na Vila Candeias eJardim Universitário. Além do Universitário, hoje também tem ações no Jardim Tropical. As ações serão encerradas no dia 30 de janeiro em Jaracatiá.

É importante que as pessoas saibam que a hanseníase tem cura, que o tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades básicas de saúde do nosso município, destaca o secretário Antonio Carlos Sestak.

A doença – A hanseníase é doença infecciosa, crônica, causada por uma bactéria que afeta a pele e os nervos periféricos, em especial os dos olhos, braços e pernas. A hanseníase tem cura e se tratada precocemente e de forma adequada, pode evitar as incapacidades e as sequelas.

Prevenção – A melhor forma de prevenir a doença é mantendo o sistema imunológico eficiente. Ter boa alimentação, praticar atividade física, manter condições aceitáveis de higiene também ajudam a manter a doença longe, pois, caso haja contato com a bactéria, logo o organismo irá combatê-la.

Outra dica importante é convencer os familiares e pessoas próximas a um doente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família. Dessa forma, a doença não será transmitida nem pela família nem pelos parentes próximos e amigos.