Gripe mata moça de 19 anos na região e deixa saúde em alerta

A gripe fez sua primeira vítima na região esta semana. Uma moça de 19 anos, moradora de Quinta do Sol, depois de apresentar os primeiros sintomas da doença, teve o quadro agravado, não resistiu e morreu. O caso foi registrado pela 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão.

De acordo com as informações, a moça chegou a ser encaminhada para um hospital de Maringá, onde permaneceu internada por quase um mês. Nesta semana a jovem acabou não resistindo à doença.

A diretora da 11ª Regional de Saúde, Elenita Mortean, lamentou o ocorrido e reforçou o alerta para que todos tomem asmedidas básicas de higienização das mãos, que se hidratem mais vezes ao dia e que evitem ambientes fechados

De acordo com ela, é preciso intensificar a vacinação para grupos prioritários, fazer campanhas de comportamento preventivo, como manter “ambiente arejado, higiene das mãos, uso de álcool gel, bloqueio de perdigotos ao tossir ou espirrar, além da hidratação.

Outra dica a toda da população, é buscar o atendimento precoce por serviço de saúde nos sinais de gripe. A chefe da Regional de Saúde lembra também que é fundamental mobilizar e capacitar profissionais de saúde de serviços públicos e privados, hospitalar e ambulatorial, da atenção primária, secundária e terciária sobre a diferença de resfriado A gripe é diferente do resfriado. Se a pessoa começa a ter sintomas de febre alta associada a dores na garganta e dificuldadede respirar, deve procurar a unidade de saúde para iniciar o tratamento, explica ela.

Quanto à morte ocorrida em Quinta do Sol, o caso ainda está sendo apurado.