Governo Digital facilita pedido da 2ª via da carteira de identidade

Os cidadãos paranaenses não precisam mais ir até um posto do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) para pedir a 2ª via rápida da carteira de identidade. Desde agosto deste ano é possível solicitar o documento por meio do site Governo Digital, ferramenta do Estado que funciona como um google de serviços públicos. Até o final de outubro foram feitos quase 54 mil pedidos online, 200% a mais do que o número registrado em todo o ano passado.

A 2ª via rápida, que pode ser solicitada pelo Governo Digital, é uma ferramenta que está auxiliando muito a população porque as pessoas escolhem apenas onde vão retirar a carteira de identidade e não precisam ir mais de uma vez a um posto de identificação, disse o vice-diretor do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), Maurício Jorge Lopes.

Ao pedir a 2ª via pela plataforma os cidadãos podem escolher o local mais próximo de suas casas para fazer a retirada. Em Curitiba, além da sede do IIPR, o documento pode ser pego nas ruas da cidadania do Cajuru, Pinheirinho, Bairro Novo, Fazendinha, Carmo, Santa Felicidade e Boa Vista.

Lopes destaca que a possibilidade de pedir a 2ª via pela internet também colaborou com a redução das filas nos institutos de identificação, já que a requisição correspondia a 30% do atendimento. Agora, os papiloscopistas têm mais tempo para atuar também em outras áreas periciais fundamentais.

ID Digital

Para ter acesso à 2ª via rápida utilizando o Governo Digital é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a carteira de identidade. Quem ainda não fez, é só procurar os totens e postos do Detran ou o próprio IIPR.

Governo Digital

No ar desde o início deste ano, o Governo Digital integra os sistemas do Estado e disponibiliza, em um único site, mais de 200 serviços ao cidadão, que vão do pagamento do IPVA e consulta aos assuntos relativos à habilitação, até a verificação do boletim escolar e o saldo do Nota Paraná.

Na plataforma, constantemente atualizada com novos serviços e funções, há também opções de emissão de guias e certidões do Instituto Ambiental do Paraná, consulta a vagas de emprego ou pedido de seguro-desemprego e emissão de boletos de energia e água.

Existe o acesso anônimo, que oferece aos cidadãos informações que o governo presta, e o identificado, em que os usuários fazem um pré-cadastro e passam a ter acesso a serviços mais direcionados e personalizados de acordo com suas necessidades, disse o coordenador do projeto Governo Digital, Marco Aurélio Barbosa.

Conheça o Governo Digital: https://www.governodigital.pr.gov.br/