Governo de Minas Gerais decreta calamidade financeira

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, decretou nesta segunda-feira (5) calamidade financeira no Estado e solicitou à Assembleia Legislativa que atenda com urgência o pedido.

Com a aprovação do decreto que estabelece calamidade pública, o governo conseguirá suspender o prazo para pagamento de despesas de pessoal e os limites do endividamento do Estado.

No decreto, o governador mineiro afirma que as contas do Estado estão em situação catastrófica, colocando em risco a capacidade do governo de manter serviços essenciais e de pagar despesas sem descumprir a lei.
 

Na mensagem enviada à Assembleia Legislativa, Pimentel atribui a situação de emergência do Estado à crise econômica internacional e nacional. Segundo ele, ambas provocaram a queda do PIB (Produto Interno Bruto) e causaram a diminuição da atividade de vários setores, como o mercado internacional das commodities agrícolas e metálicas, diminuindo a receita do Estado.

Além de Minas, os Estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro já decretaram calamidade pública por causa da dificuldade  financeira que enfrentam.