GOIOERÊ Vice-prefeito encampa luta para emancipar campus local do IFPR

O vice-prefeito de Goioerê, Ernani Leite, assumiu compromisso com a direção do Campus do Instituto Federal do Paraná – IFPR em Goioerê, de trabalhar pela emancipação da instituição, tornando-o campus sede, com autonomia para implantação de cursos superiores.

De acordo com o vice-prefeito, hoje, o campus de Goioerê é uma extensão de Umuarama, não tendo nenhuma autonomia. Infelizmente nosso IFPR está atrelado a Umuarama. Precisamos trabalhar para nos emancipar e tocarmos nossos projetos sem a intervenção de um outro campus, diz ele.

O diretor do IFPR de Goioerê, Carlos Henrique Furtado, comenta que a emancipação poderá favorecer gradativamente a oferta de cursos tecnológicos de nível superior. Segundo ele, hoje só há cursos de nível médio. Com a emancipação a gente poderia ter licenciaturas, bacharelados, especialização, mestrado e doutorado, além de ter independência financeira e administrativa, comentou.

O diretor explica que para a transformação de extensão em campus sede, basta um ato do Ministro da Educação. Na verdade é uma questão política. E a partir daí, gradativamente a estrutura vai sendo implantada, diz, citando que por ser uma questão política, estão sendo mobilizadas forças políticas da região para realizar um trabalho de sensibilização do Ministério da Educação.

Além de Goioerê, outras cidades estão sendo chamadas a participarem desse movimento. O vice-prefeito Ernani Leite é do PP, partido que tem força junto ao governo federal, daí a razão de pedirmos seu apoio, disse o diretor.

Histórico do IFPR- O IFPR iniciou as suas atividades em Goioerê em 2014 e desde 2015 atende em sua sede própria, às margens da rodovia PR-180, ao lado do posto da Polícia Rodoviária Estadual. A sede conta apenas com um bloco administrativo, que foi adaptado para ofertar aulas aos alunos presenciais.

Hoje a instituição oferece os cursos de Técnico em Informática, atendendo três turmas, Técnico em Produção de Moda com uma turma, Técnico em Informática Subsequente, também uma turma, além de cursos na modalidade a distância, como Técnico em Segurança no Trabalho, Técnico em Meio Ambiente e Logística. São 317 alunos matriculados em 2017.