Goioerê: EJA online segue com suas inscrições abertas

Seguem abertas as inscrições para a 1ª etapa do Exame da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em qualquer estabelecimento de ensino credenciado da rede estadual. Nesta primeira etapa, as provas serão realizadas no dia 7 de novembro.

Já para a segunda etapa, conforme o edital, as inscrições iniciam na próxima segunda-feira (1) e prosseguem até o dia 13 de outubro. As provas serão realizadas no dia 3 de dezembro para esta fase. No município, os exames serão aplicados no Ceebeja Maria Antonieta Scarpari.

O Núcleo Regional de Educação de Goioerê informa que as disciplinas para o exame da primeira etapa são: física, biologia, sociologia, química, geografia e filosofia. Já da segunda, são língua portuguesa/redação; língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol); matemática, educação física, artes, história.

O EJA Online é uma oportunidade as pessoas que não concluíram os estudos na idade certa. Os interessados fazem as provas e, caso sejam aprovados em todas as disciplinas, recebem um certificado de conclusão da Secretaria da Educação do Paraná.

Para fazer a inscrição basta apresentar o original e uma fotocópia de documento de identidade e ter, no mínimo, 18 anos completos para as provas. Caso o candidato não consiga a nota mínima em todas as disciplinas ou na redação, ele não recebe a certificação, mas pode eliminar matérias em que obteve média para uma etapa futura dos exames da EJA Online.

Os resultados também podem ser aproveitados para outras oportunidades de certificação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas em duas etapas distintas, de novembro a dezembro deste ano. Elas são realizadas em um computador para cada candidato. Apenas a redação não será realizada em um computador, mas em um cartão de redação impresso.

Os candidatos devem comparecer ao local das provas 30 minutos antes do início com o mesmo documento de identificação usado na inscrição. Para fazer a redação é permitido somente o uso de caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente. Para mais informações, os candidatos podem acessar o edital completo no seguinte endereço: www.educacao.pr.gov.br.