Goioerê e região iniciam hoje campanha contra febre aftosa

Tem início previsto para esta terça-feira, dia 1º de novembro, a segunda etapa da campanha contra febre aftosa na região de Goioerê. Ao contrário da primeira fase, realizada em maio, quando os produtores foram obrigados a vacinar apenas bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, desta vez todo o gado deverá ser imunizado.

Dados do escritório Regional da Secretaria de Estado da Agricultura – Seab- o rebanho estimado na Comcam é de cerca de 566 mil animais. A vacinação começa hoje e segue até o dia 30 de novembro.

A Adapar lembra que o produtor deve fazer a comprovação da vacina nos escritórios da entidade, ou se preferirem, pela internet no site: www.adapar.pr.gov.br. Neste caso, no momento da compra da vacina a pessoa deve solicitar a agropecuária onde adquiriu a dose para fazer o lançamento da nota fiscal no sistema da Adapar.

A comprovação da imunização deve ser feita até o dia 30 de novembro, sendo que o produtor que deixar de vacinar uma cabeça, por exemplo, está sujeito a multa no valor de R$ 800,00. Se a quantidade não vacinada ultrapassar 10 animais, será cobrada uma multa de R$ 79,90 por cada cabeça, tendo que vacinar posteriormente o rebanho compulsoriamente.

Durante a campanha, uma equipe da Adapar estará acompanhando a vacinação nas chamadas propriedade de risco, aquelas onde há maior trânsito de animais ou recebem gado de outros estados e ainda onde os produtores atrasaram a vacinação nas campanhas anteriores.