Goioerê continua sem casos de dengue, mas incidência do mosquito ainda é alta

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), divulgou na última terça-feira, um novo boletim epidemiológico. Ao todos foram registrados 487 casos de dengue, 11 de chikungunya e nenhum de zika desde agosto de 2017 em todo o Paraná. Na região, embora não se tenha nenhum caso registrado, a preocupação é com relação aos altos índices de infestação do mosquito.

Números do primeiro levantamento feito em Goioerê este ano, apontaram índice de 6,3%, o que coloca a cidade em risco de epidemia. O valor tolerado é abaixo de 1%. Nós estamos buscando conscientizar a comunidade, no sentido de que todos possam nos ajudar e assim ficarmos livres da dengue, diz Tatiane Ribas, coordenadora da dengue.

Tatiane cita que o verão é uma das épocas do ano mais propícias para alta incidência do mosquito, principalmente com a presença do calor e de chuvas constantes. Daí a necessidade de estar atento, tomando algumas atitudes como eliminar qualquer recipiente do quintal que acumule água da chuva, limpar as calhas e, se houver piscina, providenciar que haja manutenção periódica, diz ela.

Em Goioerê, segundo o levantamento, os locais com maior incidência de focos são vasos de flores, bebedouros e pingadeiras, alcançando 67% do total dos focos. Em seguida vêm tambores de água parada com 14% e materiais recicláveis, como garrafas pets com 7% das infestações.