‘Geração Atitude’: projeto vai trabalhar política e cidadania em escolas estaduais

Estudantes da rede estadual de ensino de Goioerê, terão, a partir do dia 3 de setembro, a oportunidade de falar de política e cidadania, através de palestras que serão ministradas pelo projeto ‘Geração Atitude’, desenvolvido pelo Ministério Público, com apoio da prefeitura, Núcleo de Educação e Observatório Social.

As palestras serão ministradas pela Promotora de Justiça, Vívian Christiane Santos Klock e pelo Observatório Social, para os alunos de Ensino Médio, nos dias 3,4 e 5 de setembro. As palestras serão realizadas noscolégios Estadual Polivalente – Premen I, no dia 3 de setembro, Duque de Caxias – dia 4 de setembroe Antônio Lacerda Braga – Premen II – no dia 5 de setembro.

O Geração Atitude é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção e tem como principal objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil.

Ao todo, cerca de 202 escolas públicas do Paraná, deverão receber o projeto na edição deste ano. A coordenação do Projeto desenvolveu o Guia do Cidadão, que está disponível na versão digital no sítio eletrônico do Ministério Público do Paraná (www.mppr.mp.br)1, criado para disponibilizar informações importantes a todos os paranaenses que fazem da cidadania uma prática cotidiana, podendo ser consultado, reproduzido e utilizado por todos os interessados, servindo de base para as aulas temáticas e também para as ações complementares.
Entre os temas que serão apresentados aos estudantes, estão Democracia, Política, Eleições, Voto, Cidadania, dentre outros assuntos importantes, tudo com o objetivo de contribuir com os cidadãos que buscam manifestar sua indignação nas urnas, por meio do voto, e no dia a dia, adotando atitudes transformadoras.

Em 2016 o programa foi transformado em política pública estadual, com a edição de lei que torna o Geração Atitude atividade obrigatória no ensino médio estadual (Lei Estadual nº 849/2015). (MPPR).