Formas de detetar fraudes dentro de uma empresa

Para falar das formas mais eficazes de detetar fraudes dentro de uma empresa, temos de começar por nos interrogarmos sobre o que é fraude.

Vamos dizer em termos muito simples que a fraude é um crime. Um crime especificamente definido como abuso de posição, deturpação ou dano causado aos direitos de outra pessoa para ganho pessoal.

Isto significa que qualquer fraude representa um ato de engano que é feito para ganho pessoal ou para causar uma perda para outro indivíduo ou ator social.

Uma fraude pode envolver deturpação de uma terceira parte, deturpação (ocultação ou mesmo publicidade maliciosa) de informação, ou simplesmente abuso da posição detida numa estrutura organizacional.

A fraude não reconhece o status e está sempre atuando em todos os níveis. Há fraude via e-mail, telefone, carta, redes sociais, fraude interna, fraude externa, e assim por diante.

Dentro de uma empresa, a fraude pode ser tão simples ou tão complexa quanto o roubo de informações simples ou confidenciais, a transferência maliciosa de fundos, o desvio de fundos, a contratação ou subcontratação de empresas fantasmas, entre muitos outros exemplos.

Como verificar fraudes dentro da empresa

Quando confrontado com uma suspeita de fraude, um executivo ou gerente de negócios deve, inteligentemente, rejeitar falsas pistas falsas e manter os fatos.

Se você se sente incapaz de chegar ao fundo das coisas, você sempre pode recorrer a uma empresa séria de detetives privados, que vai levar esta investigação para os últimos pequenos buracos que possam existir.

Se você é uma pessoa que trabalha dentro da empresa em que uma suspeita de fraude ocorreu ou se o trabalho é feito por um investigador privado especializado na área de fraude corporativa.

Veja de seguida como o fazer!

1 – Testemunhos

A primeira forma de detetar realmente uma fraude é tão simples que é quase absurdo que seja tão eficaz.

Estamos a falar do testemunho de outras pessoas. Aqueles que testemunham ou suspeitam de fraude e a denunciam podem ajudar a detetar rápida e expeditamente uma situação criminal sensível nesta categoria.

Cerca de 40% das fraudes detetadas numa empresa são desta forma simples.

Evidentemente, não é tão simples assim, porque o testemunho de uma pessoa não é suficiente para provar a fraude e uma auditoria interna ou uma investigação mais aprofundada será necessária para obter provas suficientes para tomar as medidas necessárias para conter esta situação e punir a pessoa que tem vindo a prejudicar a empresa.

2 – Observação de comportamento suspeito

As pessoas que cometem fraudes geralmente exibem algum tipo de comportamento que é bastante incomum ou bizarro, que cuidadosamente observado pode ser uma taxa bastante precisa de fraude.

A pessoa envolvida não pode tirar suas férias no momento em que era devido, ou pode estar ausente do trabalho por vários dias por medo de ser descoberto.

Se estiver numa posição mais responsável, pode descobrir que se recusa a delegar trabalho, apesar de parecer exausto e obviamente sobrecarregado.

Naturalmente, ele também pode ser defensivo, desenvolver uma compulsão ou vício (de repente começar a fumar ou beber ou fazê-lo fora de controle), e ser irritável e hostil aos seus subordinados e colegas de trabalho.

Estas são as 2 formas mais simples para perceber se alguém está a cometer fraude na sua empresa.

Da Assessoria.