Feira de Ciências movimentou estudantes colégio Século XXI

Foi das mais movimentadas a 10ª Feira de Ciências do Colégio Século XXI, que contou com várias apresentações, feitas por alunos do 2º ano ao 5º ano.

A feira foi coordenada pelas professoras, Flávia Nunes, Andréia Marques, Monike de Paula e Andréia Roque, que deram enfoque especial à Pirâmide Alimentar.

Durante as apresentações, foram dadas explicações sobre os alimentos de cada grupo da pirâmide, citando sobre a necessidade da inclusão de alguns alimentos saudáveis, como arroz integral, folhas verde-escuras, salmão, sardinha e oleaginosas.

Os alunos do 6º ano,se apresentaram com a professora Rosineide Desanoski. Eles deram enfoque às questões dos planetas do sistema solar, com curiosidades sobre diâmetro, distância do sol, citando que os únicos planetas do sistema solar que não possuem luas são Mercúrio e Vênus.

Já os alunos do 7º ano, realizaram apresentações sobre os anfíbios, especificamente osapo e o morcego. Os animais expostos foram dessecados e conservados em vidro, que pertencem ao Laboratório de Biologia da UEM – Universidade Estadual de Maringá Campus de Goioerê.

A feira seguiu com os alunos do 8º ano, que coordenados pelo professor Edson Ribeiro Britto, apresentaram sobre o olho e lentes, frisando que o olhoé composto por três túnicas dispostas concentricamente, sendo elas a camada externa, formada pela esclera e córnea; a camada média ou túnica vascular, constituída pela coróide, pelo corpo ciliar e pela íris e por último a camada interna ou a retina, que se comunica com o cérebro por meio do nervo óptico.

Finalizando, os alunos do 9º ano, fizeram apresentações sobre experimentos que abordaram tanto assuntos relacionados à química quanto à física. Houve alguns experimentos de formas de energia e também foram apresentados reações químicas, sobre algum produtos que não se misturam, como o mel e o óleo, formando camadas dentro de um tubo de ensaio.

Prestigiaram a Feira, alunos do Colégio Antonio Lacerda Braga – Premem II, da Escola Municipal Jardim Primavera e pais. A direção do Século XXI está agradecendo a todos que participaram.