Fecomércio oferece curso na área de Turismo em Cianorte

Teve início na semana passada, em Cianorte, o curso de Atendimento Receptivo para o Turismo Religioso, oferecido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), com apoio e articulação da Paraná Turismo, CNBB/Pastoral do Turismo, Retur e Prefeitura.

A solenidade de abertura do treinamento aconteceu nas dependências da Casa da Memória e o curso – com duração de 30 horas – será ministrado pelo Senac de Campo Mourão. Foram disponibilizadas gratuitamente 30 vagas e a programação inclui também visitas técnicas nos municípios de Cianorte e Lunardelli (no Santuário Santa Rita de Cássia).

O evento de abertura do curso teve a participação de Silvana Camargo (chefe da Divisão de Cultura do Município de Cianorte), Ângela Carvalho de Andrade (coordenadora de Turismo do Município), Alberto Nabhan (vice-prefeito de Cianorte), bispo Dom Frei João Mamede, Wanda Pille (presidente da Retur) e Ana Maria F. Pacheco (gerente executiva interina do Senac de Campo Mourão), entre outros.

Segundo a presidente da Retur, Wanda Pille, o turismo religioso é um dos seguimentos que mais irá crescer no país em 2018. Estamos apostando que Cianorte, com inúmeras potencialidades que tem, também irá acompanhar essa tendência. Já o bispo Dom Frei João Mamede enfatizou que Por meio da Pastoral do Turismo fui me envolvendo cada vez mais com o seguimento. Através do turismo religioso os visitantes são capazes de enxergar a fé de outras formas e de aprender sobre a religião. É um método diferente de evangelizar e de podermos compartilhar nossos carismas, comentou.

Fé e arte – No Santuário Eucarístico Diocesano em Cianorte é possível apreciar obras do artista plástico Dirceu Rosa e a famosa via sacra em que o escultor Aristeo Piovesan retrata a trajetória de Jesus ao mesmo tempo em que aborda questões sociais.

A religiosidade também está presente na Rota Mariana, Porta Santa, Tapete de Corpus Christi, Teatro da Paixão de Cristo e caminhadas de Nossa Senhora Aparecida.

A realização do curso tem o apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Cianorte.