Fase Intermunicipal da Conferência  Nacional de Educação será na 4ª feira

A cidade de Goioerê receberá na próxima quarta-feira, dia 12, a Fase Intermunicipal da Conferência Nacional da Educação – Conae. O evento está programado para acontecer no plenário da Câmara Municipal, a partir das 8 horas.
O evento contará com a participação de profissionais da educação da Rede Municipal e Estadual de Ensino, inclusive de outros municípios da região.
A conferência é promovida peloNúcleo Regional de Educação e tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação. No Paraná, serão 32 Núcleos Regionais da Educação envolvidos na conferência. 
De acordo com o professor Ademir Santana, chefe do Núcleo Regional de Educação, o evento será dos mais importantes, com os participantes debatendo democraticamente as políticas públicas em prol da educação, inclusive tendo a oportunidade de propor avanços a serem implantados para melhorar o setor.
O evento contará com palestras, a serem ministradas pelos professores José Torres da Silva – secretário de Educação de Goioerê e Gilson Croscrato – diretor do Campus da UEM em Goioerê. Também haverá apresentações culturais e eleição de delegados, que representarão a região na Conferência Estadual.
As discussões serão guiadas por documentos que estarão disponíveis no dia da inscrição. O primeiro eixo tratará sobre O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.
O segundo abordará os Planos Decenais e o SNE: qualidade, avaliação e regulação das Políticas Educacionais, o terceiro será sobre os Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, participação popular e controle social. O quarto eixo vai tratar dos Planos Decenais, SNE e a Democratização da Educação: acesso, permanência e gestão; o quinto terá o tema Planos Decenais, SNE e Educação e Diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.
Já o sexto eixo vai tratar sobre Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento e Educação: cultura, desporto, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; o sétimo vai tratar sobre os Planos Decenais, SNE e valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e o oitavo será sobre Os planos decenais, SNE e financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social.
As discussões levantadas nesses eixos serão colocadas em ata e serão levadas na etapa estadual em junho deste ano. Já o encontro nacional deve acontecer em julho, em Brasília, com o tema A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.