Empresas terão que receber lâmpadas usadas já em 2020

As empresas de Goioerê, que trabalham no ramo de venda de lâmpadas, terão, a partir de 2020, a obrigatoriedade de receberem as lâmpadas usadas. O alerta é da prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

De acordo com a secretária Viviane Kffuri, a partir do próximo ano, o descarte correto das lâmpadas usadas será obrigatório, com o consumidor devendo procurar a empresa onde fez a compra do produto para entregar a lâmpada usada.

Viviane explica que uma vez que a empresa recolheu essa lâmpada, a mesma será serão encaminharem para a ATA – Associação de Coletores, que segundo ela, será o ponto de coleta da Reciclus, uma organização formada por empresas fabricantes de lâmpadas.

A secretária cita que a prefeitura está preparando um material para orientar melhor as empresas sobre o assunto. Já estamos adiantando o assunto, para que as empresas fiquem atentas a esta obrigatoriedade, cita ela, acrescentando que o alerta também serve para ir despertando nos envolvidos, o hábito de dar a destinação correta às lâmpadas.

Ainda conforme Viviane, esta ação não acontecerá somente em Goioerê, mas em todo Paraná, onde a Reciclus pretende recolher 100% das lâmpadas pós consumo armazenadas no estado sem custo para os municípios.

O alerta da prefeitura, segundo a secretária, é em virtude de que tanto o IAP – Instituto Ambiental do Paraná, quando o MP – Ministério Público, já advertiram que os municípios informem todos os comércios que trabalham não só com as lâmpadas mas todos os produtos inclusos na logística, que eles têm a responsabilidade de receber esse material usado.