Cidades

Emater realizou reunião sobre alimentação animal

A Emater de Janiópolis realizou na semana passada, uma reunião prática para apresentar aos produtores rurais alternativas de alimentação para o rebanho leiteiro. O evento foi o segundo do projeto de multiplicação de mudas de capim.

Na oportunidade, o técnico agrícola José Cláudio do Prado apresentou aos produtores dados do desempenho de três variedades de capim: Pioneiro, BRS Capiaçu e BRS Kurumi. As variedades, provenientes da Embrapa Agropecuária Oeste e do Iapar, foram implantadas em uma unidade demonstrativa no viveiro municipal.

De acordo com o técnico José Cláudio, os materiais desenvolvidos pela Embrapa apresentam elevado teor de proteína, alta palatabilidade, baixo teor de fibra, além de rusticidade e crescimento vigoroso.

Ainda segundo o técnico, os capins Pioneiro e BRS Kurumi são ideais para o pastejo rotacionado, uma vez que produzem grande número de perfilhos e de massa fresca, e o capim BRS Capiaçu é ideal para a produção de silagem ou fornecimento diretamente no cocho.

O projeto tem como principal objetivo garantir o fornecimento de alimento de qualidade para o rebanho leiteiro. Atualmente o município de Janiópolis conta com uma produção anual de 8 milhões de litros, com uma receita aproximada de R$ 10 milhões. Diversos produtores estão adotando as tecnologias apresentadas pelo Instituto Emater. Outros eventos estão programados para ocorrer nos próximos meses.