Local

Diagnóstico precoce pode curar em até 90% dos casos

Dados do INCA - Instituto Nacional de Câncer, estimam 68.220 novos casos de câncer de próstata em 2019, assim como no ano anterior, 2018. A possibilidade de diagnóstico precoce do câncer de próstata pode reduzir em até 90% o índice demorte em decorrência deste câncer.

É importante destacar que é recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia, que os homens a partir dos 45 anos de idade façam os exames de prevenção ao câncer de próstata. Em casos de homens com histórico na família, a recomendação é que inicie um pouco antes, aos 40 anos.

De acordo com os médicos, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, e a cultura da prevenção pode ser o diferencial para preservar a vida, até mesmo porque o câncer de próstatana maioria das vezes não causa sintomas no início.

Em Goioerê, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu a campanha no mês de agosto, mas segue orientando e incentivando sobre a necessidade e a importância dos homens estarem atentos, prevenindo a saúde masculina.