Dia Mundial da Tuberculose terá orientações da Secretaria da Saúde

Para marcar o Dia Mundial de Combate a Tuberculose, comemorado na próxima sexta-feira (24 de março), a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão vai repassar orientações à população sobre a doença. Para isso, das 9 horas às 11h30, uma barraca estará instalada no calçadão central.

O objetivo é alertar a população sobre a tuberculose, que junto com o HIV são as principais causas de morte entre as doenças infecciosas no mundo, explica a enfermeira Ana Lúcia Cardoso. No Brasil, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. A tuberculose tem cura, o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde..

Em Campo Mourão, atualmente 10 pessoas estão em tratamento pela Secretaria de Saúde. É muito importante tratar todas as pessoas que adquirem e principalmente as que não tratam e acabam disseminando para outras. A doença tem cura se realizado o tratamento corretamente, enfatiza a enfermeira, ao acrescentar que todas as unidades de saúde estão aptas a realizar o exame.

Em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares decidiram criar o Dia Mundial da Tuberculose. A proposta é prevenir contra doença, contribuindo para melhorar o diagnóstico, tratamento e cura, acabar com a discriminação e o estigma, bem como impulsionar a pesquisa e a inovação.

Os principais sintomas da doença são suor noturno, secreção, tosse há mais de 20 dias, febre noturna, falta de apetite e perda de peso. O exame é feito pelo escarro.