Dia Internacional da Mulher é celebrado nesta quinta-feira

O Dia Internacional da Mulher é um marco nas reivindicações e lutas femininas por igualdade. A data, 8 de março, foi criada pela Organização das Nações Unidas em 1975, relacionada a uma proposta feita, em 1910, pela líder feminista alemã Clara Zetkin, durante o 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas para lembrar operárias mortas durante um incêndio que ocorreu em uma fábrica em Nova York, em 1857.

Em Goioerê, as comemorações deverão ficar restritas a eventos internos nas repartições públicas. O Conselho da Mulher Empresária, órgão ligado à Associação Comercial, não divulgou programação alusiva à data.

A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. Na época, houve incorporação da mão de obra feminina, em massa, na indústria.

Em 1977, a Assembleia Geral aderiu como base uma resolução sobre o dia das Nações Unidas para os Direitos das Mulheres e a Paz Internacional. O documento proclamava a comemoração da data pelos Estados-Membros em qualquer dia do ano, de acordo com as suas traduções históricas e nacionais.

Ter uma data para reivindicações específicas pelos direitos das mulheres, como a busca por melhores condições de trabalho, salários equânimes, direito ao voto, combate à violência contra a mulher, entre outras pautas, é muito importante. Todo esse processo é conquistado com muita luta, completou a especialista.

Para a ONU, o Dia Internacional da Mulher tem ganhado uma nova dimensão mundial para as mulheres nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A ampliação do movimento, que tem como base quatro Conferências Mundiais da ONU sobre o público feminino, contribuiu para a promoção dos direitos da mulher e a sua participação nas esferas política e econômica.