Dia ‘D’ de combate ao mosquito da dengue acontece neste sábado

Neste sábado, o município de Goioerê promoverá uma grande mobilização contra o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. A ação será realizada no calçadão e terá como intenção, alertar a população sobre a necessidade de fazer uma faxina geral em casa para eliminar os potenciais criadouros do mosquito.

De acordo com a coordenadora do setor em Goioerê, Tatiane Ribas, além dessa ação, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem realizando visitas e mutirões de limpeza, através do chamado ‘EcoPonto’. Queremos aproveitar este momento de chegada do verão, com chuvas constantes, para alertarmos as pessoas e convidá-las a entrar nesta luta contra o mosquito, diz.

Tatiane explica que em 2017, o município de Goioerê não registrou nenhum caso de dengue, mas que nem por isso, a população deve relaxar. Pelo contrário, os cuidados devem ser redobrados, cita, acrescentando que equipes de saúde seguem todos os dias, fazendo visitas em casas e estabelecimentos comerciais para verificar possíveis pontos que poderiam servir como locais de criadouros.

Essas visitas têm o objetivo de mostrar ao cidadão, que o mosquito geralmente deposita seus ovos onde encontra água parada, porque ali tem uma condição ideal para a reprodução, comenta ela, citando que muita gente lembra dos vasos e pratos de plantas, dos pneus, do lixo reciclável, mas esquece de verificar outros locais que também oferecem risco, como calhas entupidas e bandejas externas de geladeira.

DENGUE – A dengue é uma doença viral febril aguda, com um amplo espectro de manifestações clínicas, podendo variar desde casos leves a síndrome com choque e disfunção de órgãos, ameaçando a vida.

De acordo com os médicos, o vírus da dengue apresenta 4 sorotipos e é transmitido principalmente pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.

Recipientes, como vasos de plantas, e pneus velhos que acumulam água da chuva são excelentes viveiros para as larvas deste mosquito.

SINTOMAS – Após um período médio de 5 a 6 dias após a picada do mosquito, o paciente inicia com febre alta, de início abrupto, associada a dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, falta de apetite, fadiga, podendo ainda apresentar manchas vermelhas na pele, náuseas, vômitos, diarreia, manifestações hemorrágicas, como sangramento pelo nariz ou gengiva.