“Dia D” contra a dengue foi realizado em Goioerê

A prefeitura de Goioerê realizou no último sábado, o chamado ‘Dia D’ de combate à dengue. O evento contou com a concentração de servidores no calçadão da cidade.

O evento teve como objetivo, alertas a população sobre os riscos com a doença e também para o fato de não deixar agua parada em vasilhas como pneus, vasos e copinhos plásticos.

De acordo com dados do governo estadual, é dentro das residências que se encontram cerca de 85% dos locais que podem favorecer o surgimento de focos do Aedes aegypti. Daí a importância da conscientização dos munícipes com relação aos principais criadouros domésticos deste mosquito, diz a secretária Rose Cavalcante.

Prevenção permanente – Além das ações de conscientização relacionadas ao “Dia D”, o Setor de Endemias atua de forma ininterrupta no monitoramento da presença do mosquito em Goioerê através de inspeção de logradouros com maior potencial de desenvolvimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue, tais como cemitério, borracharias, ferros-velhos e comércios de materiais recicláveis.

Também são realizadas ações de inspeção em casas e logradouros selecionados de acordo com o risco e a área do município em que se localizam e sempre que surge uma suspeita de dengue em um raio de 300 metros.

Terrenos baldios também são regularmente inspecionados em busca de larvas, normalmente em ações dos agentes, que executam a retirada de lixo destes locais.

Sempre que um munícipe identificar uma área de risco ao surgimento do mosquito transmissor da dengue pode solicitar uma verificação do Setor de Endemias.

É importante ressaltar que os principais criadouros do mosquito transmissor da dengue ocorrem na água parada acumulada em vasos de plantas, pneus, latas e garrafas, caixas d'água, tonéis e baldes.