Dengue: já são mais de 130 casos positivos em Goioerê

A cidade de Goioerê já tem registrado mais de 130 casos positivos de dengue. A informação é da Secretaria de Saúde, que está pedindo a colaboração da comunidade, no sentido de redobrar os cuidados para eliminar os focos do Aedes aegypti, transmissor da doença. Com a chegada do verão, temperaturas altas e às vezes chuvas, a situação tende a se complicar, diz a enfermeira Roseli Macari.

Ela cita que é preciso muita conscientização por parte da população, pois do contrário a cidade poderá viver uma epidemia da doença. Nesse período, todo cuidado é pouco, comenta, citando que a proximidade do final do ano também pode favorecer a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Por isso, é muito importante que a população redobre os cuidados preventivos, explica.

Ela ressalta que mais de 80% dos casos, o foco do mosquito está dentro das residências. É importante fazer a checagem toda semana nos quintais e não deixar que o mosquito se multiplique. Ele leva de 7 a 10 dias para passar do ovo à fase adulta. Por isso, o ideal é que cada um faça sua parte e se junte nessa luta contra a doença, citou.

Dicas de Prevenção–Entre as dicas de prevenção, cuidado no armazenamento e destinação do lixo, não acumular água no quintal de casa, manter caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada, manter as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas e eliminar os pratinhos de vasos de plantas. Caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia.