Cuidados com a dengue devem ser redobrados durante o verão

Com a chegada oficial do verão, registrada na última quarta-feira, cresce a responsabilidade da população em relação aos cuidados com o mosquito transmissor da dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde, as temperaturas elevadas, aliadas com ocorrências frequentes de chuva, acabam por facilitar a proliferação do mosquito que transmite a doença.

Diante disso, a orientação é para que se elimine qualquer tipo de vasilha que possa servir de local pra sua reprodução. Para se ter uma ideia, uma simples tampinha de garrafa de refrigerante ou de xampu, deixada no fundo do quintal, já é mais do que suficiente para chocar os ovos do mosquito. A população precisa ficar atenta de fazer a sua parte, diz o secretário de Saúde, Adilson Brito.

A enfermeira Roseli Macari, responsável pelo setor, explica que o alerta é para se manter os cuidados com todo tipo de objeto que acumule água, mas principalmente que os de maior porte sejam redobrados, pois são neles que o mosquito seguramente encontra condições para se desenvolver de ovo a adulto.

Dados da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão apontam que de agosto de 2015 até o momento, a região registrou 1.233 casos de dengue, além de mais 4.286 notificações. Dos 25 municípios da Comcam, Ubiratã e Mamborê enfrentaram epidemia no período, com números alarmantes de pessoas doentes.Ubiratã aparece no relatório com 423 casos de dengue, enquanto Mamborê chegou aos 349. Goioerê apareceu em terceiro lugar com 130, enquanto Campo Mourão controlou bem o mosquito, ficando com 53 a casos.

A partir de agora, com a chegada do verão, ninguém deve descuidar. A cada chuva é preciso dar uma volta no quintal e eliminar todo recipiente que tenha água. Quando falamos em dengue o risco é constante, alerta Roseli.

RECESSO– Embora a Secretaria de Saúde entre em recesso de final de ano, as equipes de endemias estarão atuando nos municípios porque as ações de combate ao mosquito não podem parar.