Crea vai fiscalizar lavouras na região da Comcam

Uma força-tarefa do Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), iniciou nesta segunda-feira (7), a fiscalização de lavouras, especialmente culturas de milho e soja em seis municípios da Comcam. As fiscalizações serão feitas em Campo Mourão, Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Iretama, Peabiru e Engenheiro Beltrão.

O objetivo é verificar se as culturas temporárias de verão estão sendo acompanhas por engenheiros agrônomos devidamente registrados no Conselho. Apesar do mutirão, a ação fiscalizatória intensificada faz parte de uma estratégia adotada pelo órgão desde 2015.

Segundo o facilitador de fiscalização, engenheiro civil Djalma Bonini Júnior, as cédulas rurais são registradas por produtores que fazem empréstimos de entidades financeiras para implantação dos cultivos e, nelas, constam informações como: cultura a ser implantada, área de plantio, localização, proprietário, empresa responsável ou responsável técnico, assistente técnico, entre outras informações. Com base nessas informações, verificamos a regularidade de plantios agrícolas, não apenas no município onde se encontra o cartório, como também em municípios vizinhos, falou.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) comemora este 85 anos, é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências.

A Regional Maringá contempla 112 municípios, incluindo a região de Campo Mourão e conta com aproximadamente 9 mil profissionais habilitados e três mil empresas registradas. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.