Correios começam a exigir nota fiscal ou declaração de conteúdo

Todas as encomendas com fins comerciais enviadas pelos Correios e demais transportadoras, deverão ser obrigatoriamente acompanhadas de nota fiscal a partir de agora. De acordo com a direção do órgão, nenhuma encomenda será aceita nas agências sem que o documento esteja devidamente afixado externamente à embalagem.

Em Goioerê, segundo a gerência local dos Correios, para enviar produtos que não estão sujeitos à tributação (sem fins comerciais) é necessário preencher uma declaração de conteúdo, que também deve ser fixada na parte externa do pacote.

Segundo os Correios, a medida visa atender às exigências dos órgãos de fiscalização tributária sobre legislações para a circulação de mercadorias no País. A regra não é nova para postagens de pessoas jurídicas, uma vez que as empresas de e-commerce já adotam essa prática e não apenas com os Correios, pois todos os transportadores brasileiros são obrigados pela legislação a transportar apenas mercadorias que estejam acompanhadas de nota fiscal ou declaração de conteúdo.

Ainda segundo os Correios, a mudança passa a valer mesmo para o varejo. A medida pode ter impacto maior para quem é microempreendedor individual (MEI) e tem gerado reclamações por parte de microempresários. A categoria não é obrigada a emitir nota fiscal quando o cliente for pessoa física. Outra questão é o pagamento de impostos quando o transporte de mercadorias for interestadual.