Com baixo estoque, Hemonúcleo de Campo Mourão pede doações

A queda de doações em cerca de 30% no inicio deste ano, está afetando o estoque de sangue no Hemonúcleo de Campo Mourão, órgão que atende todas as cidades da Comcam, inclusive Goioerê e região.

De acordo com a chefe da unidade, Maria Luzia Salvador, a capacidade de atendimento por turno é de 30 a 35 pessoas, mas apenas 6 a 12 doadores estão comparecendo a unidade. É muito pouco, falou.

Devido a situação, Maria Luzia, está fazendo um chamamento aos doadores para que compareçam para as doações. Estamos precisando de todos os tipos de sangue, ressalta.

Ela lembra que a queda nas coletas nessa época é normal por conta das férias, por causa de muitos municípios estarem em recesso e ainda porque muitos doadores estão viajando no período. Já é de praxe essa queda, por isso que em dezembro colhemos bastante para suprir a necessidade, ressalta.

Conforme ela, se não houver um aumento no número de doações nestes próximos dias, o estoque ficará em situação crítica. Temos muito pouco doadores vindo. Nós precisamos ampliar as coletas, diz.

Maria Luzia cita que a preocupação é grande, porque o estoque do Hemonúcleo “e Campo Mourão supre também a demanda de todos hospitais da Comcam. Pedimos que mais uma vez que os doadores compareçam, disse.

O Hemonúcleo fica localizado na rua Mamborê, nº. 1.500, próximo ao estádio municipal. O horário de atendimento é das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas de segunda à sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas no telefone (44 3525-1102).