Coamo antecipa sobras de R$ 95,4 milhões aos cooperados

A semana começou bem movimentada nas unidades da Coamo em dezenas de municípios no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O motivo não poderia ser melhor, já que os cooperados receberam o adiantamento de parte das sobras do Exercício 2017. No total, estão sendo pagos R$ 95,4 milhões, que beneficiam os mais de 28 mil cooperados.

De acordo com a cooperativa, cada um dos cooperados, recebe conforme a sua movimentação durante o ano na fixação dos produtos soja, milho, trigo e insumos. O restante do dinheiro será pago após Assembleia Geral, realizada no primeiro trimestre de 2018.

Em Goioerê, o gerente José Adilson Colaço destacou que esse dinheiro é dos mais importantes, sendo para o cooperado uma espécie de 13º salário. Ao todo, mais de 400 cooperados da unidade da Coamo de Goioerê e Rancho Alegre D’Oeste serão beneficiados com os recursos das sobras.

Ao receber as sobras, cooperados elogiaram a transparência da Coamo.

Tradição – Para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, as sobras representam um diferencial positivo do cooperativismo. Segundo ele, apesar do ano difícil para a economia brasileira, o setor agrícola teve bons resultados e, por isso, novamente, está sendo possível destinar as sobras ao quadro social. A Coamo possui tradição do pagamento antecipado das sobras nesta época do ano. Essa condição é realizada desde a sua fundação, há 47 anos. Além de ‘engordar’ as festas de final de ano, o dinheiro ajuda a impulsionar o comércio nas várias regiões da área de atuação da cooperativa, comenta Gallassini.

Ele destaca que a antecipação só é possível devido a solidez, administração e participação dos associados. Comemoramos novamente esses bons resultados, fruto da participação efetiva dos cooperados e da boa administração da diretoria. Neste ano que estamos prestes a encerrar, mais uma vez, o balanço é positivo. Apesar da crise que diversos setores do país vêm passando, a agricultura consegue se manter muito bem como âncora da economia, e ainda apresenta bons números, os quais são bem recebidos pelos associados, assinala Gallassini.