Cida Borghetti defende mais Investimentos na primeira infância

           A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, regressou recentemente do México onde participou do principal evento da América Latina sobre Primeira Infância. Cida Borghetti é uma das referências mundiais no assunto e foi convidada para detalhar a experiência brasileira no tema. Ela fez parte da comitiva brasileira comandada pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

          Hoje o Brasil possui a legislação mais avançada e completa no mundo, que é o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016). Uma lei que assegura ações integradas em áreas como saúde, educação, cultura e direitos humanos e coloca a criança no centro das ações. É o caminho para a formação de cidadãos de bem e de uma sociedade mais justa e igual, afirma a vice-governadora.

          No México, Cida Borghetti falou para uma platéia formada por representantes de 11 países da América Latina no evento organizado pela Red Hemisférica de Parlamentarios y Exparlamentarios por la Primera Infância.

          Segundo a vice-governadora, o desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças até os seis anos tem um impacto direto no desenvolvimento.     “Estudos indicam que um maior investimento nos primeiros anos de vida pode aumentar em 60% a renda média da sociedade, reduzir os níveis de violência, de baixa escolaridade e de mortalidade infantil”, reforça.

                Quando era deputada federal, Cida Borghetti foi a presidente da Comissão Especial que elaborou o Marco Legal. O texto, de autoria de Osmar Terra, foi construído com contribuições de especialistas brasileiros e estrangeiros e depois de diversas reuniões e seminários. A aprovação foi unânime na Câmara e no Senado, relembra a vice-governadora.

 PARANA – A vice-governadora aproveitou para visitar os Centros de Desenvolvimento Infantil da Frente Popular Terra e Liberdade (Cendi) em Monterrey, no México. Os Cendi são modelos de excelência que podem ser replicados no Paraná.

          Cida Borghetti adianta que será iniciado em breve, em Foz do Iguaçu, um projeto piloto para atender, de acordo com o que prevê o Marco Legal, crianças de zero a seis anos que moram em bairros mais vulneráveis. Esse projeto é baseado na experiência dos Cendis e em um estudo feito pela vice-governadora durante o curso de liderança para a Primeira Infância promovido pela Universidade de Harvard.

          Os Cendi são referência internacional de atendimento de qualidade às crianças, boas experiências que merecem ser conhecidas e analisadas para serem replicadas no Paraná, afirma. Precisaremos integrar esforços das prefeituras, do Estado e do Governo Federal.  

        

Criados há mais de duas décadas, os Centros atendem crianças de zero a seis anos que vivem em bairros pobres. As crianças são acompanhadas diariamente por uma equipe multidisciplinar formada por pediatras, psicólogos, nutrólogos, assistentes sociais, dentistas e neurocientistas. O atendimento diferenciado conta também com aulas de música, artes e inglês e com reuniões periódicas com os pais ou responsáveis.

 Também participaram do evento a secretária de Relações Internacionais da Rede Hemisférica, Gaby Fujimoto; o prefeito de Monterrey, Adrián Emilio de la Garza Santos; o presidente do Congresso de Nuevo León, Andrés Mauricio Cantú Ramirez; diretora da China Development Research Foundation e especialista em desenvolvimento infantil, Mary Young e o assessor regional da Organização Pan-americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) em Washington (EUA), Rubén Grajeda.