Chegada do inverno favorece a várias doenças respiratórias

Começa nesta quarta-feira, 21 de junho, o inverno. A estação traz à região temperaturas amenas, ar seco e chuvas regulares, causadas por frentes frias. A mudança do clima aumenta o registro de algumas doenças, principalmente relacionadas ao sistema respiratório. São as doenças de inverno, provocadas pela queda brusca de temperatura, pela transmissão de vírus e bactérias em ambientes fechados ou alergias.

De acordo com profissionais de saúde, nesse período aumenta-se de forma significativa as internações por doenças respiratórias. Em Goioerê não é diferente, com as Unidades de Saúde registrando muita gente com problemas por conta do inverno. Com a diminuição da temperatura, a umidade do ar também diminui. Com isso, os vírus e bactérias se tornam mais circulantes em nosso meio e é mais fácil a transmissão de doenças, explicam as enfermeiras.

Crianças e idosos estão entre o grupo mais vulnerável a esse tipo de doença. Durante o período, pessoas com idade acima dos 70 anos lideraram o número de internações por doenças respiratórias. Doenças respiratórias, como a gripe, entre idosos e crianças tem mais chance de sofrer complicações. Por isso recomenda-se que esse grupo que é susceptível recorra à vacinação, evite estar próximo de pessoas resfriadas em ambientes fechados e o contato direto com pessoas infectadas, orientam.

Além de gripe e resfriados, outras doenças são frequentes nesta época do ano como rinite alérgica, sinusite, asma, otite, pneumonia, conjuntivite e meningite. Embora tenham sintomas semelhantes, cada doença tem sua característica particular e práticas como a automedicação pode agravar os sintomas

Os sintomas – Coriza, dor no corpo, dor de cabeça. Os sintomas são comuns para três doenças distintas: gripe, resfriado e rinite alérgica. Embora tenham sintomas semelhantes, gripe e resfriado são doenças diferentes. O resfriado dura poucos dias e é transmitido pelo contato direto entre pessoas. A gripe, causada pelos vírus influenza é mais grave e costuma ter uma duração mais longa. Além dos sintomas em comum com o resfriado, a gripe provoca febre, dores e cansaço. Se não tratada adequadamente pelo sofrer complicações graves como a pneumonia.

Confundidas muitas vezes com um resfriado ou gripe, a rinite é uma das doenças mais comuns, não só no inverno, mas no ano todo. Em comum, as três doenças podem ser prevenidas e tratadas.