• domingo, 19 de agosto de 2018
  • Versão Impressa
  • Fale Conosco
  • 26º C

    Goioerê, 19 de agosto de 2018

    Hoje

    26º C Encoberto

    26º C 15º C

    Esta semana

    25º C 13º C
    21º C 12º C
    19º C 13º C
    25º C 15º C
Local

Centro de Especialidades: proposta é apresentada ao Ministério da Saúde

O prefeito Pedro Coelho protocolou esta semana, durante audiência no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Curitiba, proposta para que a UPA 24 Horas, seja transformada em um Centro de Especialidades.

A proposta surgiu por pelo menos duas razões: a primeira é que o município não tem condições financeiras para custear mensalmente um projeto como o da UPA. E a segunda, é que o município já conta com um moderno Pronto Atendimento – uma espécie de UPA – que funciona 24 horas junto ao Hospital Santa Casa.

O prefeito se diz animado e acreditando que a proposta será aceita. “Nossa expectativa é de que o Ministério da Saúde aceite nossa proposta para que possamos dar uma destinação mais adequada àquela estrutura, de acordo com a realidade do município”, diz Coelho.

Ele explica que todos os trâmites solicitados pela União ao município estão sendo realizados, com sua assessoria não medindo esforços para atender e apresentar toda a documentação necessária. “Com um centro de especialidades em Goioerê, nossa população não precisará se descolar para outros centros em busca de atendimento”, comenta o prefeito.

Outro fator que tem pesado para que a UPA seja adequada à realidade do município, é que o custeio de um Centro de Especialidades, ideia que já está sendo debatida com municípios vizinhos, é menos da metade do valor para manter uma UPA.

Apoio – A proposta do prefeito Pedro Coelho em transformar a UPA em Centro de Especialidades, tem o apoio de vários segmentos da sociedade.

O vereador Patrik Pelói, presidente da Câmara, que esteve com ele na audiência em Curitiba, cita que o projeto é muito interessante e que não só Goioerê, mas toda a região acabará ganhando em caso de a proposta ser aprovada.