Carreta oferece exames gratuitos contra o câncer

A carreta do Hospital do Câncer de Barretos está em Goioerê, estacionada defronte à Igreja Presbiteriana Renovada – na Praça da Biblioteca – oferecendo exames gratuitos para mulheres. Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, serão cerca de 300 exames, entre mamografias e colo uterino.

A carreta veio a Goioerê através de uma parceria entre Prefeitura, Câmara de Vereadores e Agapecan. É um instrumento importante na área da saúde e que vai ajudar muitas mulheres na prevenção e cuidado com o câncer, destacou o prefeito Pedro Coelho, durante o início dos exames ontem à tarde.

O vereador Agilson Flausino, que ajudou a articular a vinda da carreta à cidade, ressalta a importância da parceria da prefeitura nesse projeto, visando a saúde das mulheres. O trabalho preventivo é o mais importante. Essa parceria com o Hospital do Câncer de Barretos vem agregar, para que possamos ofertar às mulheres da nossa cidade mais saúde e bem estar, disse.

Já a secretária de Saúde de Goioerê, Rose Cavalcante, que também esteve no início dos trabalhos ontem, destacou a importância de se ofertar às mulheres, o atendimento e realização desses procedimentos, segundo ela, indispensáveis para a manutenção da saúde feminina. Essa ação vem para facilitar o acesso às mulheres à saúde, principalmente daquelas, que muitas vezes deixam a sua saúde de lado por falta de tempo, disse, citando que nesse assunto tão delicado, que é o câncer de mama e de colo do útero, não se pode deixar para depois. A detecção do câncer em estágio inicial é crucial para a cura, enfatizou ela.

A secretária também fez questão de enfatizar a importância da parceria entre prefeitura, Câmara de Vereadores e Agapecan, para o desenvolvimento de ações como essa. Esse é um momento muito importante, pois com esse trabalho em conjunto conseguimos trazer para Goioerê, serviços de qualidade. Somos muito gratos por esta parceria, em especial ao Hospital do Câncer de Barretos e à Câmara de Vereadores, finalizou.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo a segunda principal causa de morte em todo o mundo, daí a importância de se fazer exames periódicos.

Os médicos lembra que mulheres com idades de 40 a 69 anos devem fazer a mamografia. Já o papanicolau é indicado para aquelas que têm entre 25 e 64 anos.