CAPS realizou ações de prevenção ao suicídio no ‘Setembro Amarelo’

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Goioerê, realizou na última quinta-feira, uma importante ação de prevenção ao suicídio, dentro da campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo a conscientização das pessoas para a prevenção a esse tipo de transtorno.

De acordo com os dados, no Brasil há um suicídio a cada 45 minutos. Em Goioerê, segundo dados da prefeitura, somente nos primeiros oito meses deste ano, foram registradas 21 tentativas de suicídio, que foram notificadas para o CAPS e Vigilância Sanitária. Além disso, quatro suicídios foram consumados. Os números mostram, que na soma, a média é de mais de três casos por mês.

Já os dados mundiais indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, chega-se a um milhão de suicídios no mundo. Os números são de fato impressionantes e seguem uma tendência de crescimento.

De acordo com a enfermeira Aline Serafim, que coordena as ações do CAPS em Goioerê, as ações desenvolvidas pelo órgão buscam ajudar a mudar essa realidade. Mas para que isso aconteça, precisamos do apoio de todos, em especial dos familiares daqueles que têm algum tipo de tendência ao suicídio, explica ela.

Aline lembra que setembro é o mês da prevenção e que toda população está sendo orientada sobre a importância dessa data. Segundo ela, em Goioerê a data ganha importância ainda maior, por conta do grande número de pessoas com nível alto de depressão. É preciso que mais ações, como essa, sejam realizadas, em especial por familiares, uma vez que só quem conhece e convive tem a chance de ajudar essas pessoas que buscam o suicídio, encerrou.