Saúde

Campanha “Junho Vermelho” estimula a doação de sangue

Responsável por atender todos os municípios da região, inclusive Goioerê, o Hemonúcleo de Campo Mourão, lançou nesta semana, a campanha ‘Junho Vermelho’, que tem por objetivo, conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue.

De acordo com a direção do órgão, durante todo o mês de junho será realizada campanha de busca por novos doadores, bem como feitas orientações às pessoas que já doam sangue sobre a importância de sempre estar comparecendo à unidade para as doações.

A farmacêutica bioquímica, Maria Luzia Salvador, comenta que a campanha é fundamental para o banco de sangue. A doação é rápida, dura cerca de 10 minutos e são retirados cerca de 400 ml de sangue de cada doador, que pode salvar quatro vidas.

Inverno – A farmacêutica cita que o inverno é um dos períodos mais críticos para o Hemonúclo, pois é nesta época que o número de doadores cai. “Daí a razão dessa campanha”, diz.

De acordo com ela, a unidade estima que nesta época as doações caem entre 30 a 40%, prejudicando o estoque de sangue. Ainda segundo o órgão, são necessários 60 doadores por dia para manutenção de um estoque razoável para o atendimento aos hospitais, mas com a chegada do inverno tem dias que o número cai para cerca de 20 doadores por dia.

Doador - O doador voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 precisarão apresentar o consentimento do responsável para realizar o ato. O doador também precisa estar em boas condições de saúde e ter peso mínimo de 50 quilos. Entre uma doação e outra é necessário respeitar o intervalo para reposição de ferro pelo organismo – mulheres devem aguardar 120 dias, e homens 90 dias.