Campanha de vacinação contra a gripe vai imunizar professores

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi antecipada este ano pelo Ministério da Saúde. A novidade é que a imunização vai ser estendida para professores da rede pública e privada de todo o país.

De acordo com as informações, a vacinação começa no dia 10 de abril, sendo que a prioridade serão os trabalhadores do setor de saúde.

Pelo cronograma, entre os dias 10 e 13 de abril, serão vacinados os profissionais de saúde. Depois, de 17 de abril a 19 de maio, serão imunizados crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, bem como gestantes, puérperas.

Nessa etapa também entram pessoas com 60 anos ou mais e ainda pessoas com doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras, além de indígenas e o público penitenciário.

Já o Dia D de vacinação, com de mobilização nacional será em 6 de maio. Será um sábado, quando todas as unidades de saúde estarão abertas para atender a população que faz parte do público-alvo, afirmam profissionais do setor.

Segundo o Ministério da Saúde, o início da distribuição da vacina à população ficará a cargo de cada estado, já que cabe às secretarias estaduais e municipais de saúde definir um cronograma específico para a imunização. No entanto, alguns estados devem receber o quantitativo mais cedo – sobretudo os da Região Sul, em razão das baixas temperaturas registradas no período – e poderão antecipar o início da imunização.