Boa Esperança realiza Encontro Regional de Produtores de Grãos

Agricultores de toda a região vão se reunir nesta terça-feira em Boa Esperança, onde será realizado 1º Encontro Regional de Produtores de Grãos da Comcam. O evento será realizado no Clube Recreativo AABB, que fica às margens daPR-468, próximo à Coamo.

O evento começa às 13 horas e deverá reunir cerca de 120 produtores de vários municípios como Mamborê, Juranda, Rancho Alegre do Oeste, Goioerê, Quarto Centenário, Farol, entre outros. O encontro é promovido em parceria entre o município, Emater e Embrapa Soja.

De acordo com os organizadores, o foco do encontro será o Manejo Integrado de Pragas e Ferrugem Asiática na Cultura da Soja na região de Campo Mourão. Vai ser um encontro muito importante, pois vamos tratar de um tema dos mais atuais, diz Gilson Martins, responsável pela Emater no município.

Ele cita que o encontro terá a participação de engenheiros agrônomos da Embrapa Soja e da Emater, que irão apresentar dados concretos da safra passada em relação aos resultados do Manejo Integrado de Pragas, as possibilidades de se trabalhar com estes resultados, eficiência de alguns produtos em relação à lagarta, ferrugem asiática, entre outros.

Percevejos e ferrugem asiáticas são duas doenças que ainda continuam preocupando e muito os produtores, principalmente a ferrugem. Se não tiver um controle ela é letal para soja, destaca.

Ainda segundo o gerente da Emater, o encontro é extremamente importante para dar mais espaço à técnica do Manejo Integrado de Pragas. Precisamos diminuir a quantidade de aplicação de agrotóxicos, temos que fazer alguma coisa que seja sustentável e criar uma consciência ambiental. Isso é possível fazer, vamos estar protegendo o meio ambiente, a saúde do agricultor, e de quem consome estes alimentos, ressaltou Martins.