Atletas do Paraná conquistam diversas medalhas pelo mundo

O último fim de semana foi vitorioso para os atletas bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP2020), que somaram 10 medalhas em quatro importantes competições no Brasil e no mundo: Copa do Mundo de Tiro Esportivo, em Chateauroux na França; Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica, em Lima no Peru; e oS Campeonato Brasileiro e Torneio Nacional Juvenil de Esgrima, em Porto Alegre.

ESGRIMA – Em Porto Alegre, foram oito medalhas para os esgrimistas paranaenses, todos atletas TOP. No naipe feminino da categoria livre, Amanda Netto Simeão foi ouro na espada e Giulia Gasparin ficou com o bronze no sabre. Entre os homens, Athos Schwantes subiu no lugar mais alto do pódio após uma campanha invicta e a terceira colocação ficou com os atletas Gabriel Bonamigo e Alexandre Camargo, todos na espada masculina. No Torneio Nacional Juvenil, os três primeiros lugares foram dos atletas TOP, com Fabrizio Lazaroto na primeira colocação, seguido de Gabriel Bonamigo e Leopoldo Gubert, com a prata e o bronze, respectivamente.

O esgrimista campeão brasileiro, Athos Schwantes, destaca o elevado nível da competição que envolveu os principais atletas do país e, principalmente, o fato de que agora a competição vale pontos para classificação da equipe que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2019, em Lima no Peru. Eu fiquei muito feliz, pois esse foi o meu quinto título brasileiro adulto e o 15º se contar com as demais categorias desde infantil. Fiquei muito feliz em coroar esse final de ano com uma vitória desse tamanho. Essa conquista não é só minha, mas de muitos envolvidos. Eu agradeço imensamente ao TOP por toda essa parceria e suporte, pois há anos eu sou atleta do programa e venho conseguindo me renovar nesse time, ressalta Athos.

TIRO ESPORTIVO – Geraldo Von Rosenthal integrou a equipe brasileira que conquistou na última sexta-feira, 28, a medalha de prata por equipe na etapa de Chateauroux (França) da Copa do Mundo de Tiro Esportivo Paralímpico. Ao lado de Eloisa Miranda Fernandes e Ricardo Costa, o bolsista do TOP garantiu a segunda posição na prova P5 – pistola de ar standard 10m.

GINÁSTICA RÍTMICA – No Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica, encerrado neste domingo, dia 30, em Lima, no Peru, a atleta Bárbara Domingos garantiu a medalha de bronze na fita, com a somatória de 15.100 pontos. No arco, Bárbara foi a quinta colocada (16.050). Já na bola, terminou em sexto lugar e nas maças a ginasta ficou com a sétima posição (15.550).