Athletico Paranaense segue tendência de grandes clubes europeus e investe em eSports

Photo by unknown>>> CC0 1.0

Com crescimento exponencial no mercado digital eletrônico, os eSports invadiram os quatro cantos do mundo a ponto de chamar a atenção de várias equipes do futebol nacional e internacional, que veem nessas modalidades esportivas uma oportunidade de expandirem suas respectivas marcas.

Os esportes eletrônicos alcançaram importante status no cenário mundial do entretenimento. Assim como o tênis e golfe, esportes seculares com calendário recheados de torneios, os eSports têm grandes eventos em todos os meses do ano, que atraem grande audiência em plataformas de streaming e lotam as arenas por onde as equipes passam.

Além disso, os eSports oferecem aos clubes tradicionais de futebol a oportunidade de se comunicarem com seu público digitalmente. Segundo a Newzoo, empresa conceituada de inteligência que avalia o mercado digital de jogos eletrônicos, o valor da marca global de eSports superou a casa dos US$ 900 milhões em 2018 e promete um crescimento ainda maior em 2019.

O impressionante público de audiência e crescimento de audiência dos e-Sports é um resultado direto de uma experiência de audiência envolvente e independente da mídia tradicional, disse o CEO da Newzoo, Peter Warman.

Muitas ligas e torneios agora têm um grande público, então as empresas estão se posicionando para monetizar diretamente esses entusiastas dos eSports. Enquanto isso começou a acontecer no ano passado, o mercado está constantemente expandindo seus conhecimentos iniciais. O resultado: 2019 será o primeiro ano de bilhões de dólares para o eSports, um mercado que continuará a atrair marcas em todos os setores, completa Warman.

Athletico Paranaense é um dos clubes brasileiros que apoiam os eSports

Um dos modelos de gestão de futebol mais sólidos do Brasil, o Athletico Paranaense é uma instituição de prestígio no cenário nacional e internacional, com boa imagem no mercado publicitário.

Desde 2017, a Furacão eSports é representante oficial do Athletico. Diogo de Oliveira Vasconcelos, fundador da Furacão eSports em 2011, foi o responsável por apresentar o projeto para o clube há dois anos.

Conhecendo o Athletico e toda a sua gestão, que é mundialmente reconhecida por sua visão inovadora, resolvemos apresentar o projeto. Este é um tema que vem ganhando grande repercussão na mídia nacional e internacional, disse Vasconcelos para o site da ESPN Brasil.

Os torcedores do Athletico podem acompanhar todas as notícias da Furacão eSports nas principais mídias sociais, como Instagram, Twitter, YouTube e Facebook, onde são postados vídeos e notícias do time frequentemente.

A Furacão eSports, referência nacional na modalidade Pro Clubs no jogo FIFA, foi assunto de uma reportagem exibida no programa Globo Esporte SP, da TV Globo. No Pro Clubs, 22 players jogam online em 11 contra 11, com cada um controlando seu jogador na tela.

Seguindo esse modelo de sucesso nos eSports que ganhou força na Europa, alguns clubes brasileiros passaram a incentivar os eSports no Brasil. Atualmente, além do Athletico Paranaense, Avaí, Santos, Corinthians, Flamengo, Ferroviária e Goiás são exemplos de times no país que têm uma conexão profissional com os esportes eletrônicos.

Paris Saint-Germain é um dos exemplos a serem seguidos nesse mercado

Grandes equipes do futebol europeu como Paris Saint-Germain (PSG), Manchester City e Ajax investem pesado nos esportes eletrônicos. A PSG eSports, por exemplo, tem contratado alguns dos melhores jogadores profissionais de eSports do mundo nos últimos anos.

Um dos integrantes do time parisiense de esportes eletrônicos é o brasileiro Rafael “Rafifa” Fortes, um dos melhores jogadores do mundo de FIFA. Seu talento e ótimos resultados o levaram a assinar um contrato com o PSG em 2017, algo que o tornou muito conhecido no cenário mundial de eSports.

A pressão por grandes resultados fez com que Rafifa tivesse uma queda de desempenho ano passado, mas isso não abalou a confiança dos diretores do PSG. Segundo o diretor de eSports do PSG, Bora “Yellowstar” Kim, não há competição direta entre diferentes setores no clube.

Não estamos competindo com as outras equipes internas do clube. Pelo contrário. Nós temos o sentimento de partilhar uma ambição comum: de fazer o PSG brilhar em todas os campos. Vamos fazer o melhor para sermos competitivos e esperamos ganhar muitos títulos em breve, afirma Kim.

Alcance dos eSports brasileiro na grande mídia

Atualmente, canais de TV por assinatura como SporTV e ESPN Brasil transmitem torneios ao vivo de esportes eletrônicos. Ambas as empresas de mídia esportiva de TV começaram a competir pelo conteúdo de eSports há poucos anos. Portanto, a médio prazo, estima-se que esses acordos gerarão um retorno direto sobre o investimento e transformarão o ritmo do crescimento dos direitos de mídia desse setor no Brasil.