Atendimento especializado garante inclusão da pessoa com Down

A parceria entre o Governo do Paraná com as organizações da sociedade civil tem garantido o atendimento educacional especializado e a inclusão social à pessoa com Síndrome de Down. Os convênios firmados entre o governo do Estado com mais de 400 intuições asseguram o atendimento a mais de 40 mil estudantes com deficiências, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. Nesta terça-feira, 21 de março, é lembrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. 

Os estudantes com Síndrome de Down recebem atendimento especializado na área educacional, esporte, cultura, arte, lazer entre outras. A chefe do Departamento de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação, Siana do Carmo de Oliveira Franco Bueno, destacou que o principal objetivo da oferta do atendimento educacional especializado é promover a inclusão social para que seja garantido o direito de atuação em todas as áreas da sociedade de acordo com os interesses de cada aluno.

O atendimento aos estudantes com Síndrome de Down na rede estadual ou na rede conveniada possibilita a inclusão no mundo do trabalho, cultura, esporte, ou seja, em qualquer setor da sociedade. A cada ano, observa-se o aumento significativo das matrículas de pessoas com Síndrome de Down nas instituições de ensino superior, o que demonstra a qualidade de ensino ofertada na educação básica por meio do trabalho colaborativo entre professores da educação especial e o ensino comum, além da mudança de cultura e comportamento da sociedade com relação às pessoas com essa síndrome, disse.

DATA – Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 21 de março como Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down. Siana lembrou que a iniciativa trouxe ganhos importantes para a pessoa com Down. A introdução dessa data no calendário da ONU fortaleceu a inclusão social da pessoa com Síndrome de Down porque promoveu a mudança de paradigma e políticas públicas voltadas a pessoas com de algum tipo de deficiência intelectual. A pessoa com a Síndrome de Down participa ativamente na sociedade e está ocupando seu espaço no mundo do trabalho, esporte, arte na área que ele desejar, lembrou. 

PARANÁ – Na rede estadual de ensino, os alunos com Síndrome de Down são atendidos no turno complementar em salas de recursos multifuncionais, nas escolas comuns, e nas escolas de educação básica na modalidade de educação especial. Hoje o estado do Paraná é referência nacional no atendimento a pessoa com deficiência intelectual e múltipla por meio do convênio com as Apaes, disse a presidente da Federação das Apaes do Paraná, Neuza Soares de Sá.

Neuza lembrou ainda dos avanços que o atendimento especializado teve no Paraná nos últimos anos. Nesse governo nós tivemos uma conquista importante que é a lei ‘Todos iguais pela educação’ que significa que o aluno da rede conveniada com o estado tem os mesmos direitos que os alunos da rede comum de ensino, disse. A Federação das Apaes é composta por 333 unidades e 13 intuições coirmãs que atendem alunos com Síndrome de Down e outras necessidades especiais. O atendimento especializado tem garantido a essas pessoas a conquista de espaço na sociedade, que é o nosso objetivo, promover possibilidades de inclusão, disse a presidente da federação. 

No final de janeiro, o governador Beto Richa autorizou a transferência de R$ 250 milhões do Estado para organizações da sociedade civil que mantêm escolas e centros educacionais especializados no atendimento de estudantes com deficiências, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento.