Atenção doadores: Hemonúcleo precisa de sangue “O negativo”

Com queda nas doações, registradas desde o início do mês, o O Hemonúcleo de Campo Mourão está necessitando de doações de sangue fator O negativo. Vale lembrar que as coletasestão sendo feitas apenas no período da manhã, das 7h30 às 11 horas. Isso porque um dos médicos entrou em férias e o atendimento só será normalizado a partir desta terça-feira, dia 15.

Como os estoques baixaram, estamos conclamando os doadores, especialmente de tipagem negativa, que compareçam no período da manhã para fazermos a coleta, pede o chefe da unidade, Reginaldo Rigueti.

O Hemonúcleo de Campo Mourão tem capacidade para atender diariamente até 60 doadores. Graças a Deus estamos mantendo um padrão de estoque em nosso banco de sangue, porém os sangues de fatores negativos sempre ficam abaixo do esperado. Por isso esses doadores têm prioridade no atendimento, reforça.

Além de Campo Mourão, o Banco de Sangue atende a demanda dos demais 24 municípios da Comcam. Por isso há uma parceria com os municípios para garantir a manutenção dos estoques. Cada dia tem um município agendado com uma quantia ‘x’ de doadores. Isso é muito importante para mantermos uma quantidade padrão de coleta diariamente, observou.

Requisitos – Pra ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Documento original com foto é obrigatório.

Quem vai doar deve estar alimentado, mas não pode ter consumido alimentos gordurosos no período de quatro horas antes da doação nem ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.

Homens podem doar até quatro vezes por ano, mas respeitando o intervalo de dois meses entre as doações. As mulheres podem doar três vezes e o intervalo é de três meses.

Serviço

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Hemonúcleo pelo telefone (44) 3525-1102. A unidade fica localizada na rua Mamborê, no prédio da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas, e da 13h30 às 17 horas.