Ações educativas contra o abuso e exploração sexual de crianças

A prefeitura de Janiópolis, através do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – realizou uma série de ações nesta semana, visando lembrar o Dia 18 de Maio, data que em todo país se mobiliza com ações contra a exploração sexual infanto-juvenil.
A abertura oficial das ações foi realizada durante uma Palestra Show, com artistas que se vestiram de super-heróis, mostrando às crianças e adolescentes, como se comportarem contra possíveis abusadores.
O prefeito Ismael Dezanoski esteve presente e destacou a importância da campanha, como forma de chamar a atenção da sociedade para um tema tão importante envolvendo a criança e o adolescente. 
Dayane Ávila, responsável pelo CRAS, cita que o objetivo do evento foi sensibilizar a população para a violência de uma forma geral. É preciso estar em alerta constante e essa ação tem esse objetivo: alertar e sensibilizar a sociedade para os casos de violência sexual praticados contra crianças e adolescentes, disse.
Ela cita que toda a rede de ensino da cidade participou da ação. Envolvemos todos os alunos, sempre com horários diferenciados dependendo da faixa etária das turmas. Foi muito bom, comentou.
A direção do CRAs está agradecendo o apoio recebido do prefeito Ismael Dezanoski, que não tem medido esforços para apoiar as ações do setor social da prefeitura.

A data –O dia 18 de maio foi escolhido porque nessa data, em 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o Caso Areceli. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos seus direitos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

Denúncias – As denúncias sobre abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes podem ser realizadas através do Disque 100. A ligação é gratuita e anônima.
Também é possível realizar a denúncia no Conselho Tutelar. Em situações de emergência, a recomendação é ligar para o 190 e falar diretamente com a polícia, que também aciona o Conselho Tutelar.